Informação "Unwired": Informação Empresarial de Estado Líquido a Estado Gasoso


Ao falar-se de Informação Empresarial "Unwired", logo se associa mobile e unwired. Mas o conceito não se cinge só à capacidade de mobilidade empresarial. Para se chegar a um nível mobile, a empresa tem de passar por outros dois estágios: a Integração de Dados e a Disponibilização de Informação.

Gestão e Integração da Informação
A integração de dados pressupõe a criação de um nível interno, que é uma plataforma de visão única das várias fontes de informação da empresa. Este nível actua de forma a tornar a informação útil, relevante e valiosa.

Os Sistemas Chave têm de ser geridos e capturados nos vários planos internos de cada área/aplicação onde actuam. Estas são as razões pela qual uma empresa se deve começar por estruturar, antes de avançar para novas áreas de negócio e tecnologia. Trata-se de “arrumar a casa”.

Information "Unwired"
O segundo estágio é como interna e externamente se disponibiliza a informação, independentemente da fonte de dados. A empresa deve definir os blocos aplicacionais e departamentais num ponto de vista de serviços, priveligiando os dados em vez da tecnologia. Não importa qual a tecnologia, importa é o que se faz com ela.

A utilização de Arquitecturas Service Oriented (SOA) permite que a adição de uma nova aplicação ou área de negócio, a qual tem de interagir com outras aplicações/departamentos, seja considerada somente como um “plug-in” e não como algo capaz de criar uma ruptura interna.

O criar uma camada aplicacional assente num Servidor de Business Process Management (BPM) é um meio possível para a disponibilização da informação. Este nível pode alcançar o ponto ideal se os processos de negócio forem disponibilizados via WebService. Se o Processo de Negócio “Aquisição de Produto”, que interage com a Aplicação de Clientes, com a de Armazém e com a Financeira, for um webservice pode permitir a quem estiver a desenvolver uma aplicação de Compras On-Line, apenas a criação de poucas linhas de código para chamar esse WebService.

Pessoas "Unwired" O nível de “mobilidade” das pessoas é o último nível da arquitectura da empresa. Aqui permite-se a disponibilização das diferentes aplicações nos mais variados dispositivos móveis.

O ponto fundamental neste nível é o colaborador poder ter a “sua” informação sempre que necessite, onde quer que se encontre.

As aplicações móveis têm de ser práticas, disponibilizar informação útil e ter uma interacção simples e eficaz.

É preciso ter em conta a actualização das aplicações, pois deve ser um processo simples: um comercial do Norte do País não terá que vir a Lisboa, perdendo várias oportunidades de negócio, só para actualizar o software da aplicação de vendas.

Informação do Estado Líquido ao Gasoso
Em conclusão, o conceito de Informação "Unwired" assenta na disponibilização estruturada de informação relevante de modo móvel, para ser utilizada pelos seus colaboradores, parceiros ou clientes. É passar a informação em estado líquido para o gasoso, via éter que são os canais de comunicação.

Comentários