Assaltos, Tiros, Bombas - A novela continua


Depois de ter escrito aqui alguns artigos sobre Segurança Interna, achei que deveria "mandar descansar" este tema por uns tempos, pois quando se fala em demasia das coisas acaba por se perder um pouco a objectividade. Assim, como muitos portugueses fui uns dias de férias agora em Agosto e ao longe vou tentando manter a actualidade portuguesa no horizonte.

Mas a actualidade, para além dos Jogos Olímpicos, era sempre a mesma: Roubos, Assaltos, Tiros, Bombas, etc. Isto é, não consegui evitar olhar para Portugal com preocupação ao nível da Segurança Interna.

Quando chego então de férias começo a ler com mais detalhe e realmente começo a ficar mesmo preocupado, pois não vejo uma acção enérgica contra a situação. O Governo foi a "banhos", mas os ladrões, gangs, e afins fazem "horários extra".

Em conversas com alguns agentes da autoridade apercebo-me da desmotivação que existe no interior daquelas organizações, pois a desautorização que as forças de segurança continuam a viver é inexplicável, fazendo com que "baixem os braços" e deixem de se "preocuparem".

Nestas coisas tipicamente as forças políticas de Esquerda tem uma visão dos coitadinhos e do problema estar na Sociedade que levou os ladrões a roubarem ou os assassinos a matarem. Até há a visão de Extrema Esquerda do Bloco de Esquerda, na qual os polícias não deveriam andar armados.
Para mim, ou há mão dura nos prevaricadores ou então vira moda. Aconselho a todos a ver um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, que ainda está nas salas de cinema, o "Tropa de Elite" que retrata o estado a que se chegou no Brasil.

Há umas semanas estava a ler uma Reportagem sobre o Casal da Mira, e o como a Esquerda criou "bombas relógio" de guetos, e pensava precisamente que em breve a coisa "rebentava". Pois este fim de semana começou um exemplo do que pode acontecer: o desrespeito sobre a polícia com os polícias baleados por causa de guerra de gangs.

Conclusão:
1- As favelas estão a chegar, Quinta da Fonte, Casal da Mira, etc. são as candidatas à melhor Favela de 2008.
2- Governo? Ministro Rui Pereira, onde andas?
3- Orçamento 2009 para a Administração Interna já estava quase a ser preparado o corte orçamental!!

Comentários