(artigo publicado no Semanário SOL - 26 de maio de 2018)
às perguntas ͞Para que servem as empresas͟e ͞O que é gerir?͟. Estas duas questões têm
respostas simples e pragmáticas: ͞As empresas servem para ganhar dinheiro͟e ͞Gerir é
medir͟.
Estas bases acompanham a gestão empresarial desde sempre, pois uma tem subjacente a razã
o de devolver o retorno ao investidor da empresa e outra tem subjacente o retorno aos
demais stakeholders da empresa. Só com medição conseguiremos garantir uma
sustentabilidade futura nos vários indicadores de desempenho, quer sejam indicadores de
eficácia (relacionados com vendas ou satisfação de clientes), quer sejam indicadores de eficiê
ncia (redução de custos).
Hoje vivemos num mundo onde os mecanismos de garantia de eficiência e de criação de novos
modelos de eficácia se estão a transformar a velocidades, nunca antes vistas, com impacto
direto na transformação da conhecida Cadeia de Valor de Michael Porter. A transformação
desta Cadeia de Valor surge com o aparecimento de uma nova atividade core: a atividade ͞
Digital e Sistemas de Informação͟, a qual não se pode confundir com a atividade de suporte de
Tecnologias de Informação.
É neste mundo de transformação da Cadeia de Valor que o conhecimento de Sistemas de
Informação (conjunto de Pessoas, Processos e Tecnologia), por parte do gestor e decisor da
empresa é fundamental. As valências que nos anos 80 e 90 eram muito baseadas em competê
ncias técnicas de pura gestão, que no início do século XXI se estenderam para uma
necessidade de compreensão mais apurada de soft skills e desenvolvimento organizacional,
agora têm obrigatoriamente de estar alargadas com conhecimentos claros de Sistemas de
Informação. Isto é, como é que o Digital Business pode integrar e potenciar o negócio
tradicional com a efetiva medição integral de processos e de indicadores, com a vantagem de
não ser de forma intrusiva ao funcionamento operacional da empresa e com capacidades
fortemente analíticas na descoberta de factos que não são ͞visíveis à vista humana͟.
O entender este processo, por parte dos gestores, os quais não são ensinados ainda hoje em
muitas universidades, será certamente uma vantagem competitiva individual e das empresas
onde trabalham. É esta a atual competência fundamental do Gestor Futuro: compreender o
que é e como fazer uma Estratégia de Sistemas de Sistemas de Informação e Transformação
Digital. Caso existam dúvidas, analisem-se quais são as atuais maiores empresas do mundo?
Todas elas são empresas de base tecnológica, geridas por gestores com fortes competências
tecnológicas.
E saber Estratégia de Transformação Digital não é fazer Estratégia por informáticos, pois quem
lidera as empresas, e continuará a liderar, é o negócio e não a tecnologia. Mas, … é preciso
saber fazer …
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